23 julho 2010

Caldo de Legumes

Receitas Saudáveis
Faça o seu próprio caldo de legumes em vez de utilizar os vulgares caldos concentrados, que são muito salgados e normalmente com muita gordura e aditivos.
Se na preparação da sopa, do arroz ou de qualquer outro prato em que tenha que utilizar água, a substituir por um líquido que é, à partida, mais saboroso, obterá um prato final com sabor redobrado. Além disso, o caldo onde ferveram os legumes fica com toda a riqueza de vitaminas e minerais daqueles.
Os caldos concentrados de legumes (e outros, como os de carne/peixe) são muito utilizados por algumas pessoas, com o intuito de melhorar o sabor dos cozinhados. Acontece que a maioria desses "sabores concentrados" são muito ricos em sal, gorduras, intensificadores de sabor, e muitos outros aditivos alimentares.

Ingredientes para 1,1 litros de caldo:
1 colher de sopa de azeite
2 cenouras grandes, cortadas em cubos
1 cebola grande, cortada em bocados
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
1 pau de kombu (alga seca)
1,5 l de água (ou o líquido de cozedura de outros legumes, leguminosas, etc.)
Sal, a gosto (pode substituir por miso ou por molho de soja)

Preparação:
Aqueça o azeite numa panela e junte-lhe a cebola e as cenouras cortadas. Mexa e deixe em lume forte durante 1 minuto. Acrescente a água (1,5 l) ou outro líquido, o pau de kombu, o louro e o tomilho, e deixe ferver durante 1 hora, destapado.
Retire do lume e despeje os vegetais e a água para um passador, reservando o caldo num recipiente limpo.
Tempere o caldo com sal, ou com 1 colher de sopa de molho de soja ou 1 colher de chá de miso.

Sugestão:
Apesar das vitaminas e dos sais minerais dos legumes terem passado quase todas para o caldo, pode aproveitar os legumes, incorporando-os em sopas, purés, etc., aproveitando desta forma as fibras.

Origem: http://www.nutridoc.inforportal.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário