20 julho 2010

Esparguete com Mexilhões

Receitas Saudáveis
Saboroso e nutritivo, este prato fornece energia, proteínas e vitaminas com baixo teor de gordura.
Os mexilhões são um alimento com elevado interesse nutricional uma vez que são pobres em calorias e gorduras, e possuem um elevado teor de proteínas, e são óptimas fontes de vitamina B12, zinco, fósforo, selénio e ferro.
As pessoas que sofrem de gota (ácido úrico elevado no sangue), devem evitar comer grandes quantidades de marisco pois este alimento é rico em purinas, uma substância que faz subir o ácido úrico, agravando o problema.
Apesar das suas virtudes, o marisco de uma forma geral, é um produto que se degrada facilmente e que está sujeito a ser contaminado por bactérias. Para evitar intoxicações alimentares, deve ter alguns cuidados com a sua aquisição e preparação.
Consuma os mexilhões no dia em que os comprar e verifique se as suas conchas estão todas fechadas. Depois de cozinhadas, todas as conchas devem ficar abertas, e as que se mantiverem fechadas devem ser rejeitadas.

Ingredientes para 4 pessoas:
400g de esparguete
500g de tomates maduros
1 kg de mexilhões frescos
4 dentes de alho
2 cebolas médias
1 copo de vinho branco
4 colheres de sopa de azeite
1 raminho de salsa fresca
Sal e pimenta a gosto

Preparação:
Prepare os mexilhões, lavando-os muito bem, e escorra a água
Pique 1 cebola muito fininha e coloque dentro da caçarola. Adicione o vinho branco e os mexilhões. Mantenha em fogo alto durante cerca de 5 minutos, tapado. Retire os mexilhões das cascas, reservando alguns com casca para decoração do prato. Reserve o molho.
Introduza o azeite no tacho e aloure levemente a outra cebola picada, os alhos esmagados e o tomate pelado e cortado em cubos. Junte 1 copo do molho onde cozeu os mexilhões. Tempere com sal e pimenta e deixe reduzir o molho, em lume médio.
Coza o esparguete em água e sal, sem deixar cozer demasiado (al dente). Escorra a água e misture com o molho anterior, adicionando também o miolo dos mexilhões. Misture bem.
Sirva quente em pratos aquecidos, e decore com alguns mexilhões com casca e salsa picada.

Origem: http://www.nutridoc.inforportal.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário