30 julho 2010

Sopa de Batata-doce

Receitas Saudáveis
Uma sopa deliciosa e nutritiva, cuja textura cremosa nos leva a crer que tem natas ou outro lacticínio. No entanto, é um puro creme de legumes.
As batatas contêm amido (hidrato de carbono complexo) como principal nutriente. São por isso um óptimo alimento para fornecer energia de longa duração para as actividades diárias. Ao contrário do que se diz, a batata não engorda e deve entrar com frequência na nossa alimentação (excepto se for frita).
A batata-doce é ligeiramente mais calórica que a batata normal, por conter mais amido. No entanto, é também muito mais rica em betacaroteno (pró vitamina A), vitamina C, potássio e fibras.
Imagine só o que esta sopa pode fazer pela sua saúde! Experimente.

Ingredientes:
1 kg de batata doce
0,5 kg de batata nova
2 cebolas grandes
6 dentes de alho
1 cm de raiz de gengibre fresca
4 tomates secos
sumo de 2 limas
½ colher de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
½ colher de chá de sementes de coentro moídas
1,5 l de caldo de legumes
Sal e pimenta preta moída na altura, a gosto
Cebolinho picado para decorar
Gotas de tabasco (facultativo)

Preparação:
Num tacho fundo deite 300 ml do caldo de legumes, o sumo de 1 lima, a cebola e os alhos, o gengibre e as especiarias (açafrão, cominhos, sementes de coentro). Tape e deixe ferver. Quando começar a ferver destape, e deixe cozinhar em lume brando até que quase todo o líquido se tenha evaporado.
Junte as batatas e envolva-as na mistura de cebola, alho e especiarias. Deixe cozinhar assim um pouco, mexendo sempre. Adicione o restante caldo e o tabasco (facultativo). Deixe ferver em lume brando, com a tampa entreaberta, durante cerca de 15 minutos (ou até que as batatas estejam bem macias).
Retire do lume e passe com a varinha mágica. Adicione o sumo de lima restante e, se a sopa lhe parecer demasiado espessa, junte mais caldo de legumes.
Tempere com sal e pimenta preta e sirva com cebolinho picado em cada prato.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário