13 agosto 2010

Omelete de Legumes

Receitas Saudáveis
Se a um alimento tão precioso como o ovo, adicionar alguns legumes, obterá parte de uma refeição equilibrada, e muito saborosa. Para ficar completa, acompanhe com algum hidrato de carbono: arroz, batata ou massa.
Quantas vezes ao abrir o frigorífico, a única coisa que temos disponível são alguns ovos, e no congelador, aqueles legumes prontos para as situações de emergência??
Se ainda não lhe ocorreu juntá-los, aceite a sugestão para uma refeição que pode ser muito rápida, saudável e saborosa.
Os ovos têm proteínas de excelente qualidade, que podem perfeitamente substituir a carne ou o peixe. Os legumes, sejam eles frescos ou congelados, apresentam uma riqueza em vitaminas, sais minerais e fibras, que os tornam indispensáveis ao bom funcionamento do corpo. Devem por isso fazer parte de todas as principais refeições do seu dia.
Esta pode ser uma boa forma de fazer com que as crianças que não gostam de legumes (ou dizem não gostar!), os comam sem dar por isso, ou pelo menos aceitando melhor o seu sabor.

Ingredientes para 4 pessoas:
8 ovos
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 tomate maduro grande
2 chávenas de macedónia de legumes congelada
½ pimento verde
½ pimento vermelho
½ pimento amarelo
3 colheres de sopa de azeite
Sal e ervas aromáticas a gosto

Preparação:
Numa frigideira anti aderente aqueça o azeite e salteie ligeiramente a cebola e os alhos, bem picados. Adicione o tomate (sem pele) e os pimentos cortados em cubos, e a macedónia de legumes. Mexa e envolva os legumes com a cebola e os alhos. Tempere com sal a ervas aromáticas. Tape a frigideira e deixe que os legumes cozam no seu próprio molho, durante cerca de 10 minutos, em lume brando.
Bata as claras em castelo e depois acrescente as gemas. Misture e bata mais um pouco com a batedeira, para homogeneizar a mistura.
Aumente o lume dos vegetais para o máximo, e acrescente os ovos batidos. Vá revolvendo a mistura com o garfo, para que os ovos contactem com o fundo da frigideira. Baixe o lume, e deixe que os ovos assentem e sequem. Dobre ao meio e sirva.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário