22 setembro 2010

Lasanha Maresia

Receitas Saudáveis
Rica em frutos do mar (camarões, mexilhões e vieiras), esta lasanha tem uma opção de recheio muito saudável.
O marisco tem um elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais e tem pouca gordura saturada. É por isso um alimento particularmente nutritivo e muito apreciado.
A maioria dos mariscos é uma óptima fonte de vitamina B12, necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção da saúde do sistema nervoso. É também muito rico em zinco, mineral essencial para o crescimento, reprodução e imunidade.
Quase todos os mariscos são boas fontes de selénio (mineral antioxidante), iodo, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas B1, B2 e niacina.
Apesar de conterem uma quantidade apreciável de colesterol, como são pobres em gorduras, aquele não é facilmente absorvido pelo organismo.
As pessoas que sofrem de gota devem evitar comer grandes quantidades de marisco devido à sua riqueza em purinas, substâncias que fazem subir os níveis de ácido úrico no sangue.

Ingredientes:
1 embalagem de lasanha
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
300 g de vieiras sem concha
300 g de camarões sem casca
750 g de mexilhões sem casca
3 colheres de sopa de brandy
Molho béchamel, q.b.
Sal e pimenta a gosto

Preparação:
Aqueça o azeite numa frigideira e junte a cebola. Quando estiver alourada, retire 2/3 da cebola e reserve.
À cebola que ficou na frigideira junte as vieiras e 1 colher de sopa de brandy. Tempere com sal e pimenta e deixe evaporar o álcool. Retire as vieiras para uma tigela à parte.
Repita a operação para cozinhar os camarões e os mexilhões, utilizando o resto da cebola e do brandy.
Leve ao lume as placas de lasanha, e depois de cozidas deixe-as escorrer sobre um pano. Pode também utilizar lasanha pré cozida.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário