27 setembro 2010

Massa com Molho de Tomate e Beringela

Receitas Saudáveis
A massa é pobre em gorduras e este molho apenas a enriquece em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Uma refeição muito nutritiva e curiosamente ligeira.
A massa é um excelente acompanhamento da refeição, dado que é pobre em gorduras e rica em hidratos de carbono complexos. A massa integral nesta receita tem a vantagem de fornecer mais fibra.
O tipo de molho adicionado é aquilo que transforma muitas vezes as massas (e outros amiláceos) em pratos muito calóricos. Mas o molho que lhe sugiro é pobre em gorduras e pouco calórico.
O tomate adicionado, para além do excelente sabor, fornece grande quantidade de licopeno, um fitoquímico com propriedades antioxidantes notórias.

Ingredientes para 4 pessoas:
300g de massa integral (fusilli, cotovelos, etc.)
2 beringelas médias
400g de tomate pelado (enlatado)
250g de tomate ameixa, sem pele, cortado em cubos
1 cebola grande, picada
5 dentes de alho, picados
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de tomilho ou orégãos frescos picados
Pimenta-preta em grão, moída na hora
Sal, q.b.

Preparação:
Num tacho largo e fundo aqueça o azeite e aloure ligeiramente a cebola e os alhos. Prepare a beringela cortando-a em pequenos cubos (não retire a pele) e adicione à cebola. Mexa e deixe em lume brando durante 5 minutos, até que a beringela fique mais macia.
Corte o tomate pelado em pedaços e adicione-o ao preparado anterior. Tape e deixe cozer durante 2 minutos, ou até que a beringela fique macia e tenra.
Prepare o tomate fresco, corte-o em cubos e junte ao molho. Acrescente o tomilho (ou os oregãos) e deixe no lume por mais 3 a 4 minutos. Tempere com sal e pimenta.
Coza a massa segundo as instruções da embalagem, e escorra a água.
Sirva de imediato, misturando no prato o molho com a massa.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

2 comentários:

  1. olá , já fiz esta receita duas vezes : uma com a beringela com casca e outra sem e apesar de saber que óptimas propriedades da beringela se encontram na casca , acho que a receita fica mais saborosa descascada :x muito boa de qualquer das formas !

    ResponderEliminar