06 outubro 2010

Salada de Salmão, Laranja e Abacate

Receitas Saudáveis
Para quem recusa a ideia de comer peixe cru, fica o convite para saborear este delicioso prato de salmão, marinado em sumo de laranja. Coma sem preconceito e bom apetite!
Diz-se que o peixe está cru neste prato pois não sofreu a acção do calor mas, na realidade, o acto de marinar o peixe em sumo de citrinos durante algumas horas tem um efeito de cozinhar o peixe, originando transformações químicas na sua textura e sabor.
O salmão é um peixe gordo, rico em ácidos gordos ómega-3, importantes na protecção do sistema cardiovascular.
O sumo das laranjas e das limas é rico em vitamina C, que possui propriedades antioxidantes, nomeadamente das gorduras essenciais.
Os abacates são uma fonte de vitamina E, betacaroteno e vitamina C, todas elas com efeito protector das lesões provocadas pelos radicais livres de oxigénio. São ricos também em gorduras insaturadas, óptimas para a saúde.

Ingredientes para 4 pessoas:
500 g de filetes (finos) de salmão fresco
Sumo de 4 limas
2 laranjas grandes
2 abacates médios, maduros, descascados e cortados em fatias
1 cebola grande, bem picada
400 g vegetais verdes (agrião, alface, rúcola, ou mistura de todos)

Para o molho:
Sumo de marinar os filetes
Raspa das 2 laranjas
1 dente de alho esmagado
1 colher de chá de mostarda de Dijon
Pimenta preta, a gosto
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Coloque os filetes de salmão num prato pouco fundo e regue com o sumo das limas, de modo a que todos os filetes sejam impregnados com o sumo. Tape e coloque no frigorífico durante 6 horas ou de um dia para o outro.
Raspe as laranjas e reserve a raspa para o molho. Retire o resto da casca e da pele das laranjas, rejeite e corte a polpa em gomos.
Para fazer o molho, misture muito bem num copo com tampa os seguintes ingredientes: o sumo de marinar o peixe (não se preocupe se este tiver adquirido uma cor esbranquiçada), o azeite, a raspa das laranjas, o alho e a mostarda. Agite o frasco até que todos os ingredientes fiquem completamente misturados. Junte a pimenta preta moída na altura.
Lave muito bem as folhas da salada e escorra.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário