07 outubro 2010

Sanduíche Completa

Receitas Saudáveis
Muitas vezes, o tempo não chega para mais do que uma sanduíche rápida. Mas saiba que esta opção pode ser mais saudável do que muitas refeições “completas”.
O pão é um alimento muito utilizado entre nós, mas também muitas vezes menosprezado e acusado de alguns males. No entanto, é um alimento que deve ser comido diariamente. A sua riqueza em amido (açúcar de absorção lenta) e em fibras (no caso de ser pão integral ou de mistura, ou ainda de outro cereal) confere-lhe propriedades de saciedade e não é tão calórico como se diz.
Se ao pão adicionar um vegetal verde (rico em vitaminas, minerais e fibra) e queijo (fonte de proteínas e cálcio), obtém uma pequena refeição equilibrada, que se pode transformar em almoço ou jantar, se completada com 1 prato de sopa de legumes e 1 peça de fruta.
Esta pode também servir de base para um lanche, acompanhada por 1 copo de sumo natural de laranja ou uma peça de fruta (sabia que a vitamina C presente na laranja, ajuda à absorção do ferro dos espinafres?).

Ingredientes para 4 pessoas:
1 molho de espinafres frescos ou 800g de espinafres congelados
1 requeijão ou queijo fresco médio
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
4 pãezinhos de mistura ou integrais ou 8 fatias finas

Preparação:
Coza os espinafres em água e sal, e escorra-lhes muito bem a água. Depois de cozidos, corte-os com uma faca de modo a reduzir o tamanho das folhas.
À parte, aqueça levemente o azeite e adicione a cebola e o alho, bem picados. Sem os deixar alourar, adicione os espinafres, envolvendo tudo muito bem. Deixe em lume brando durante cerca de 5-7 minutos. Deixe arrefecer.
Esmague o requeijão com o garfo e misture com os espinafres, mexendo até obter uma pasta homogénea.
Espalhe uma camada generosa sobre o pão.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário