26 outubro 2012

Como cortar cebola sem chorar?

Receitas Saudáveis
 
Uma das coisas que mais me incomodava ao cozinhar, era o momento de picar ou cortar a cebola, pois ficava sempre a chorar.
Porque choramos ao picar cebolas? Ao cortar o meio da cebola é libertada uma enzima que reage com o resto da cebola, libertando um gás. Esse gás em contacto com a água existente nos olhos, cria um ácido, o que nos faz chorar.

Aprendi algumas técnicas para chorar menos e mais tarde uma que faz com que não chore de todo.

Para chorar menos, em vez de picar a cebola manualmente, pode-se usar um robot de cozinha, muito mais prático, rápido e com menos lágrimas.
Eu utilizo um da kenwood que tem várias peças. Uma delas é para triturar.
 
Receitas Saudáveis 
Outra das formas, é cortar a cebola debaixo de água a correr, ou mesmo dentro de um recipiente com água.
Para mim, a melhor das técnicas é a das lentes de contacto. Por norma, quem usa lentes de contacto, ao chegar a casa tira-as para não cansar a vista. A minha sugestão é apenas tirarem depois de cozinhar. Com as lentes colocadas, o gás libertado pela cebola não entra em contacto com a água dos olhos, não sendo produzido assim o ácido que faz os olhos chorarem.
Após umas pesquisas pela internet, verifiquei que há quem refira que podem ser utilizados óculos de mergulho ou de natação, capacetes de moto, qualquer objecto que proteja os olhos, mas penso que não deve ser muito prático :)

Receitas Saudáveis

1 comentário:

  1. Gostei muito deste artigo, especialmente da parte dos óculos de mergulho, capacete de moto etc.. fartei-me de rir. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar