10 março 2013

Lombo de Porco com Puré de Maçã

Lombo de Porco com Puré de Maçã

Ingredientes:
1kg de lombo de porco
2 cebolas médias
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
Colorau q.b.
Sal q.b.
2 cravinhos-da-índia
Meio copo de vinho branco
3 maçãs grande

Preparação:
Prepara-se o lombo, retirando o excesso de gorduras e lavando-o. Num almofariz, esmaga-se o sal juntamente com os alhos e o colorau e barra-se a carne com esta pasta. Numa caçarola, coloca-se 1 cebola picadinha, as gorduras, a folha de louro e deixa-se refogar. Põe-se a carne no refogado durante uns minutos, com a caçarola destapada para tomar cor, virando-a uma ou duas vezes. Adiciona-se o vinho, um pouco de água e a outra cebola cortada aos quartos.
Espetam-se os cravinhos na carne e deixa-se cozer, em lume médio, com a caçarola tapada.
Ao fim de 40 minutos espeta-se o lombo com um garfo, para ver se está macio. Se não estiver bem cozido deixa-se em lume mais uns minutos. No fim da cozedura, destapa-se a caçarola e deixa-se alourar e apurar o molho.
Entretanto, enquanto a carne coze, descascam-se as maçãs, cortam-se aos quartos e retira-se do meio as sementes. Colocam-se num tacho, cobertas de água e deixam-se cozer em lume médio, desfazendo-as com a ajuda de uma colher de pau. Se forem muito ácidas, pode adicionar-se uma colherinha de adoçante. Quando estiverem todas desfeitas e a água se tiver evaporado, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.
Serve-se a carne cortada às tiras, juntamente com o molho de cebola. À parte, numa taça serve-se o puré de maçã.

Origem: Livro Cozinha D'Avó

Sem comentários:

Enviar um comentário