23 março 2013

Regras que são para cumprir à risca. Sem possibilidade de negociar. (parte III)

As Regras de Ouro da Nutricionista Ágata Roquette
 
Regra nº21 – Ingira fibras todos os dias.
As fibras estimulam a secreção de saliva e suco gástrico, enchem o estômago, proporcionando uma sensação de saciedade, regulam o trânsito intestinal, no cólon ajudam a formar fezes moles e macias, ajudando no caso da prisão de ventre, actuam no metabolismo dos hidratos de carbono, tornando mais lenta a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea e reduzem a absorção das gorduras e do colesterol. Para ingerir a quantidade diária de fibras recomendada, continuando a perder peso, deverá comer 1 porção de fruta por dia, preferencialmente com casca, 4 porções de vegetais, preferencialmente com casca e pão integral de centeio ou mistura.

Regra nº22 – Sopa, só sem batata e cenoura.
A batata, a abóbora, a beterraba e a cenoura cozida contêm hidratos de carbonos muito ricos em açúcar. Para engrossar o puré da sopa pode utilizar curgete, podendo fazer uma base de curgete, brócolos, couve-flor, alho, cebola ou alho-francês.

Regra nº23 – Prefira as maçãs e os frutos vermelhos e evite frutos exóticos como a manga e a papaia.
A maçã é excelente para os músculos, redução do mau colesterol, glicemia e triglicéridos no sangue. Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes, prevenindo a formação de radicais livres e consequentemente, células cancerígenas, têm propriedades anti-inflamatórias.

Regra nº24 – Coma legumes sem limites.
São excelentes para o intestino devido a conterem fibras, são alimentos bastante complexos de digerir e por essa razão ficamos saciados, são muito ricos em vitaminas e em minerais, têm um índice glicémico baixo e são pouco calóricos.

Regra nº25 – Coma peixe.
O peixe é rico em nutrientes essenciais para o nosso organismo, tem muito menos calorias do que a carne e é aconselhável em qualquer dieta. Deve-se evitar consumi-lo frito, opte preferencialmente por grelhado, cozido, estufado ou mesmo cru.

Origem: As Regras de Ouro da Nutricionista Ágata Roquette

2 comentários:

  1. Olá, bom dia!
    Queria só dizer-lhe que leio o seu blog e agradecer-lhe o facto de pôr tanta informação sobre os livros da nutricionista Ágata Roquette. Tem-me ajudado bastante, uma vez que ainda não pude comprar o livro.
    Obrigada :)

    Ana Bastos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Muito obrigada pelo seu comentário.
      Ainda bem que gosta do blog e que este lhe tem sido útil. Eu tento colocar aqui o máximo de informação que consigo, para que este tipo de alimentação esteja ao alcance de todos :)

      Eliminar