13 abril 2013

Regras que são para cumprir à risca. Sem possibilidade de negociar. (parte V)

As Regras de Ouro da Nutricionista Ágata Roquette

Hoje trago-vos mais um pedacinho do livro As Regras de Ouro da Nutricionista Ágata Roquette.
Relembro que é apenas um resumo das regras :)

Regra nº31 – Diga «não» ao sal!
O sal diminui a espessura das veias, potenciando os ataques cardíacos, aumentando a tensão arterial, favorece a retenção de líquidos.
Experimente ir reduzindo gradualmente a quantidade de sal na confecção dos alimentos, substituindo por ervas de forma a compor o sabor.

Regra nº32 – À sobremesa, coma gelatina
A gelatina faz bem às unhas, ao cabelo, à pele e aos ossos. A gelatina deverá conter adoçante em vez de açúcar, não basta dizer 0% pois isso pode ser 0% de gordura, deverá ser mesmo sem açúcar.

Regra nº33 – Não faça exercício em demasia.
Quem tem um grande volume corporal deverá perdê-lo antes de começar a tonificá-lo.
As actividades físicas indicadas para a fase de perda de peso são as caminhadas, bicicletas, hidroginástica e dança descontraída ou em aulas de ritmo moderado.
As actividades físicas indicadas para a fase de manutenção do peso são todas, idealmente combinando a parte cardiovascular como na corrida, bicicleta, aeróbica e step, com a parte muscular, como em aparelhos, halteres, etc. Algumas modalidades como a natação, o bodypump e remo, trabalham simultaneamente a parte cardiovascular e  muscular.

Regra nº34 – Coma pouco antes de ir pra a cama.
Se quer perder ou manter o seu peso, o segredo para os seus finais de tarde e noites é simples:
- Deixar de ingerir hidratos de carbono a partir das 18 horas, sobretudo se for para a cama cedo.
- Deixar de ingerir quaisquer alimentos até 3 horas antes de se deitar, pois tudo o que é ingerido é mais facilmente assimilado pelo organismo.
- Jante cedo e jante bem, pois se jantar às 20horas uma refeição saciante, consegue deitar-se às 23horas sem fome.

Regra nº35 – Não beba álcool, sobretudo cerveja.
Numa dieta de emagrecimento todas as bebidas alcoólicas devem ser evitadas. A cerveja além de conter açúcar, contém cevada, que é um hidrato de carbono de absorção rápida. Para perder peso, reserve o álcool para o Dia da Asneira, e opte preferencialmente por vinho tinto, dado que tem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e ajuda a prevenir alguns tipos de cancro.

Origem: As Regras de Ouro da Nutricionista Ágata Roquette

4 comentários:

  1. Olá boa tarde,
    comprei hoje o livro "as regras de ouro" e antes de ler e iniciar a dieta com base no livro gostaria de saber (se é que pode responder) se acha que este livro é um complemento do anterior "a dieta dos 31 dias" e por isso é melhor comprar e iniciar com o livro anterior, ou se são livros autónomos com a descrição da mesma dieta, sendo este último até mais completo.
    Aproveito para dar os parabéns pelo blog, o qual pretendo seguir e no qual pretendo apoiar-me para a minha dieta.
    Muito obrigada. Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem que gosta do blog :) Eu sigo a dieta e tento partilhar o máximo de informação que posso, para que mais pessoas tenham acesso a este tipo de alimentação.
      Quanto aos livros, no primeiro livro são explicadas as fases da dieta, e tem lá diversas receitas para a Dieta dos 31 Dias. O 2º livro é um complemento do 1º, trazendo novas dicas (as regras de ouro) e novas receitas.
      Se quiser dar uma vista de olhos nas receitas do livro A Dieta dos 31 Dias, pode seleccionar nas categorias do blog aquela que tem o nome do livro. Lá coloquei as receitas.
      Beijinhos e boa dieta*

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta e obrigada pela partilha.
      Vou com certeza ver as receitas, até porque não sou lá muito boa cozinheira e para mim todas as dicas são importantes.

      Eliminar