25 maio 2013

A Dieta dos Dois Dias

A Dieta dos Dois Dias
 
Vi um artigo sobre esta dieta que vos trago. A mim não me convence porque estar 12h sem comer não dá para o meu estômago :) mas pode ser que haja alguém que consiga...
 
Chegou um novo livro às livrarias, a Dieta dos 2 Dias, mais um livro de dietas, mas este é diferente dos outros que eu conhecia.
Ao contrário do que sempre me habituei a ouvir, que devemos comer várias vezes ao dia, este livro não é isso que diz. Aqui, Michael Mosley, diz que quem come várias vezes ao dia come mais 300 calorias do que é recomendado, e propõe que fiquemos muitas horas sem comer.
O argumento utilizado é o de que quando decidimos jejuar, "o cérebro recebe sinais a lembrar que estamos com fome, incitando-nos a procurar alguma coisa para comer. Mas nós resistimos. E, numa situação de fome, não vale a pena despender energia em crescimento ou sexo. Em vez disso, a coisa mais sensata que o corpo pode fazer é gastar a sua preciosa energia em reparações, levando-se a si mesmo para o equivalente celular de uma oficina e mantendo-se numa forma razoável até os bons tempos regressarem".
Teoricamente o jejum é benéfico para a saúde, para a longevidade e para os quilos a mais, que vão desaparecendo.
O problema maior é que a maioria das pessoas não consegue manter-se num regime em que se passa fome, dessa forma, ele testou a dieta apenas em dois dias semanais, dois dias de abstinência, e com sucesso estes dois dias compensavam os outros cinco sem restrições.
Os dois dias de jejum são compostos por pequeno-almoço e jantar, com 500 calorias para as mulheres e 600 calorias para os homens.
Prós: Nuno Borges, diretor da Associação Portuguesa de Nutricionistas - "O jejum alternado tem mostrado resultados muito promissores, perde-se mesmo peso. E não comer durante 12, 24 ou 36 horas não é prejudicial para a maioria das pessoas, pelo contrário. Só desaconselharia esta dieta a diabéticos. De resto, sabemos que mesmo uma redução de 3 ou 4 kg já tem impactos muito positivos na saúde."
Contras: Daniela Seabra, nutricionista - "Não podemos enfiar o mesmo chapéu em todas as cabeças. Se eu, Daniela, estiver sem comer 4 ou 5 horas, fico ansiosa, irritada, nem consigo trabalhar. Os estudos têm resultados ótimos em ratinhos mas o ser humano não é só fisiologia: a parte emocional é crucial em qualquer dieta. Quem quiser perder peso tem de deixar de comer lixo, fazer exercício e beber água. O resto é conversa."

Menu
O que se pode comer nos 2 dias de dieta
Entre as refeições devem manter-se 12 h de jejum. Pode beber-se água, chá e café. Em SOS, comer pedaços de maçã ou morangos.

DIA 1
Pequeno-almoço (8h)
Papas de aveia com mirtilos frescos (190 calorias)

Jantar (20h)
Frango salteado com legumes e uma tangerina (306 calorias)

Total de calorias: 496

DIA 2
Pequeno-almoço (8h)
Maçã fatiada, manga e um ovo cozido (223 calorias)

Jantar (20h)
Salada de atum, feijão e alho.
Molho: alho esmagado, raspa e sumo de limão e vinagre de vinho branco (267 calorias)

Total de calorias: 490

Origem: http://visao.sapo.pt

11 comentários:

  1. Uma coisa eu compreendo a dieta das 4 semanas. Parecia haver equilíbrio e algumas "compensações". Agora esta de dois dias? Também vi a reportagem na visão e fiquei "boca aberta", obriga a pessoa a ficar horas e horas sem comer? Nem sei se até é saudável para o ser humano.. Sou da opinião da nutricionista do contra. :)

    Infelizmente creio que anda aí uma "febre" de resultados imediatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexas! Na minha opinião pessoal, também não me parece correcto estar tanto tempo sem comer, mas há gostos para tudo. A mim não me convence :) Passar fome não é comigo!

      Eliminar
    2. Sem dúvida: passar fome não é comigo também! eheh Um bom dia :)

      Eliminar
  2. Uma coisa ele teve razão, a fome passa, uma vez estive 10 horas sem comer, e não sentia fome! Mas também penso que as pessoas não são todas iguais e há os seus contras nesta dieta! ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu há mais de dois anos que faço esses jejuns mesmo porque tenho vindo a ter fraco apetite e nunca emagreci 1kg... e não faço 2 dias por semana, faço dias seguidos sem conta...

    ResponderEliminar
  4. Eu começei na ultima quinta-feira dia, vamos ver como corre.
    Vou no segundo dia de jejum, e a minha maior dificulda prende-se exatamente com as receitas.
    http://aminhadietadosdoisdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil tanto tempo sem comer :) Boa sorte!

      Eliminar
  5. Pois não é facil, mas comparada a todas as outras dietas que ja fiz, está a ser a menos penosa.
    http://aminhadietadosdoisdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. E continuo a perder peso ja la vao 6 quilos mesmo com interrupção nas ferias.

    http://aminhadietadosdoisdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! Continuação de boa dieta!

      Eliminar
  7. Leiam por favor o jejum é aclamado a milenios, faz bem para a saúde e chega a curar varias doenças, o que realmente precisamos é desintoxicar dessas porcarias da vida moderna.

    ResponderEliminar