14 junho 2013

Ágata Roquette responde às suas dúvidas (parte I)

Revista Sábado Ágata Roquette

Conforme vos disse antes, trago-vos uma parte da revista Sábado que saiu esta semana.
Ainda não consegui passar tudo, portanto aqui têm a primeira parte. Já só ficou a faltar metade :)
Espero que gostem!

Nestas páginas está tudo aquilo que você sempre quis saber sobre dietas - e teve coragem de perguntar. A nutricionista do momento responde aos leitores.

Os alimentos da primeira fase
Alguns podem ser comidos à vontade, mas também há proibições.
Permitidos
  • Ovos - cozidos, estrelados ou mexidos em azeite;
  • Fiambre e salsichas de aves - são uma óptima opção para os lanches e para evitar comer disparates à noite;
  • Peixe - escolha o que quiser, sem restrição;
  • Gelatina sem açúcar - é o único doce autorizado;
  • Carne (excepto as gordas) - evite plumas e secretos, coma frango sem limite;
Controlados
  • Um copo de leite por dia - à hora que preferir;
  • Um pão escuro por dia - de preferência, coma-o ao pequeno-almoço, nunca à noite;
  • 2 triângulos de queijo (de preferência magro) por dia - é uma excelente alternativa para os intervalos das refeições;
  • Um iogurte magro por dia - escolha bem, atenção à quantidade de açúcar;
Proibidos
  • Feijão - grão e outras leguminosas;
  • Cenouras cozidas - têm índice glicémico elevado;
  • Batatas - fritas, cozidas ou assadas, esqueça-as;
  • Massa - não coma massadas e esparguete durante um mês;
  • Molhos - têm farinhas e açúcares;
  • Arroz - tem demasiados hidratos de carbono;
  • Abóbora - aumenta muito a insulina;
  • Bolachas, chocolates e doces - fuja das tentações, aproveite para pôr fim ao vício;
  • Vinho e outras bebidas alcoólicas - resista-lhes, têm muito açúcar;

Perdeu 20 quilos em poucos meses, sem passar fome nem abdicar de alguns dos petiscos de que mais gosta. Ágata Roquette, 31 anos, continuou a comer amêijoas à Bulhão Pato e salada de polvo, e a jantar fora com os amigos. Sabe tão bem o que custa emagrecer que partilha com os pacientes todos os truques que descobriu nessa altura. O seu primeiro livro, A Dieta dos 31 Dias, vendeu mais de 55 mil exemplares em Portugal e só não esteve no top em Novembro e Dezembro. O segundo, As Regras de Ouro da Nutricionista Ágata Roquette, também está entre os mais vendidos desde que foi editado, em Março.
Agora, a especialista, que tem uma lista de espera de três meses para as consultas, responde em exclusivo às perguntas que os leitores da SÁBADO lhe enviaram durante as últimas semanas - e ainda esclarece as dúvidas de vários jornalistas da redacção. Conheça todas as dicas na nutricionista da moda.

Já fui magra e deixei-me engordar. Hoje, tento perder peso e tenho sempre a sensação de que nunca vou conseguir. Há algum método que permita ir a restaurantes como toda a gente?
A minha dieta foi feita para poder ir jantar fora e pedir gambas al ajillo, amêijoas à Bulhão Pato, saladinha de polvo e ainda comer um peixe no fim, mesmo nos dias mais rigorosos. É tudo permitido, desde que seja só com legumes. Foi assim que perdi 20 kg. Continuei a ter amigos, a jantar fora. O melhor é optar por uma dieta como a minha que não é muito radical. É sempre dieta, tenho muita pena: olha-se para uma salsicha [de aves] e um pastel de nata e claro que se tem mais vontade de comer o pastel de nata. Mas é preciso ter força de vontade. Durante seis dias é preciso cumprir e depois há um dia livre.

É possível perder meia dúzia de quilos sem grandes privações?
Eu acredito que sim. Por isso, proponho um dia livre. Do ponto de vista psicológico, é fundamental. Infelizmente, não tenho conseguido incluir um pão à tarde ou doces na primeira fase da dieta, porque não se perde peso. Na fase de manutenção, pode comer um pão de manhã e um à tarde.

Estou na primeira fase da sua dieta há duas semanas e ainda não emagreci. Tenho cumprido tudo. O que faço?
Às vezes, as pessoas cometem erros sem saber. Nesta dieta, qualquer entrada de hidratos de carbono pode estragar tudo: faz parar a cetose [fenómeno químico induzido pela baixa ingestão de hidratos de carbono que faz o organismo usar os depósitos de gordura como fonte de energia]. Basta a entrada de um só crouton para cortar a cetose. Um dos erros mais frequentes tem a ver com a gelatina: há umas que têm 0% de gordura, mas muito açúcar. Estragam a cetose. As que recomendo não têm açúcar.

O que comer ao pequeno-almoço sem ser o pão?
Trinta gramas de flocos de aveia, por exemplo. Pode prepará-los com leite, limão, canela e adoçante. É bom, parece arroz-doce. Se for na fase em que entra a fruta, pode pôr maçã. Há quem prefira tostas, mas não saciam tanto como o pão.

A francesinha sem molho, trocando a linguiça por salsichas de peru, não daria um óptimo pequeno-almoço?
Perfeitamente, se o ovo for frito em azeite, a salsicha grelhada e levar apenas duas fatias de pão. Se quiser comer a francesinha com tudo, também pode, mas no dia livre.

Porque não podemos comer sopa na primeira fase da dieta, se podemos comer legumes?
Durante 15 dias, o corpo ingere proteínas ao almoço e ao jantar. Ao fim desse tempo, a sopa é um trunfo: corto as proteínas ao jantar três dias por semana para dar um choque. Como não uso medicamentos, invento quinzenas diferentes para o organismo não se viciar e não parar de perder peso.

Estou na terceira semana da dieta, mas continuei sempre na fase 1. Quero emagrecer pelo menos 20 kg, como faço agora até obter o meu peso? Continuo na fase 1 ou vou para a fase 2?
Tem de passar para a fase 2. Não se pode estar sem fruta mais tempo. E é preciso dar um choque ao corpo com as sopas.

Comecei a segunda semana da dieta. Posso pôr sementes de sésamo ou girassol nas saladas?
Sim, duas colheres de sopa por dia. Ajudam os intestinos, têm ómega 3 e óleos bons.

Sou estudantes, estou a fazer a dieta dos 31 dias. Ainda não atingi o peso ideal. Mas sinto a falta de energia. A dieta é correcta para quem estuda?
Quem está em época de exames tem de comer um bocadinho de arroz, massa, feijão, grão, lentilhas ou cuscuz ao almoço. Três ou quatro colheres de sopa cheias chegam. Nesse período mais exigente, é preciso ir buscar energia aos hidratos de carbono porque é mais rápida para o cérebro.

O que poderei comer alternando com a gelatina para saciar a vontade de comer doces?
Gostava de descobrir um alimento doce para quem não gosta de gelatina, mas até agora não encontrei. No blogue das leitoras do livro (http://asdeliciasdasguerreiras.blogspot.pt), há algumas receitas, como tortas de claras ou suspiros com adoçante. Se alguém estiver mesmo atrapalhado, que coma um quadrado de chocolate ou rebuçados sem açúcar. Não é a mesma coisa, mas ajuda... Mas prefiro cortar com os doces, porque é preciso eliminá-los da dieta.

Se estiver grávida posso fazer a sua dieta?
Não, uma grávida precisa de mais energia. Também recomendo às grávidas a fase três, com arroz ou massa, e uma fruta a mais.

Que alimentos aconselha entre as refeições a quem passa várias horas ao computador, quando as bebidas não chegam para matar a fome?
As refeições têm de ser muito boas para não haver ataques de fome durante a tarde. Pode ir trincando cenouras cruas, sem limite. Não é que encham, mas entretêm. Depois pode ir buscar um queijinho A Vaca que Ri, uma gelatina, fatias de fiambre...

O que recomenda a quem não gosta de queijo?
Troque-o por iogurte. Se não gostar de lacticínios, comece a comer fruta logo no início. Ou então coma cinco nozes ou 20 amêndoas, que têm mais proteínas do que uma bolacha.

Na segunda fase da dieta, podemos comer fruta logo a seguir ao almoço?
Sim, sem dúvida. É uma peça de fruta a qualquer hora do dia, desde que seja acompanhada por outro alimento. Caso contrário, dispara mais a insulina e, passado meia hora, dá uma fome que nunca mais acaba. Mas prefiro que se coma fruta à tarde.

As bolachas Maria substituem bem as outras?
Não recomendo bolachas nas dietas, a não ser aos diabéticos. Eram o meu maior vício. Foi por causa delas que cheguei aos 90 kg. Se se come uma, vão logo 10. Os nutricionistas recomendam quatro por dia: duas de manhã, duas à tarde. Mas ou se leva só essa quantidade por dia ou é difícil aguentar. Cada bolacha Maria tem 30 calorias, são as melhores no caso de não conseguir dispensá-las.

É verdade que a gordura na barriga está mais relacionada com a alimentação do que com o exercício físico?
O excesso de açúcar é muitas vezes acumulado na barriga. Isso é típico nos homens e, nas mulheres, acentua-se depois da menopausa por causa da baixa dos estrogénios, que as faz ficar mais parecidas com eles [do ponto de vista hormonal]. Claro que a falta de exercício também não ajuda...

Só posso fazer exercício ao fim da tarde. O problema é que, se comer uma peça de fruta, tenho fome daí a 10 minutos. Se for um iogurte, daí a meia hora. Como resolvo o problema?
Quem faz exercício tem de comer um punhado de frutos secos antes. Pode continuar a comer fruta e iogurte, mas acrescente amêndoas, nozes ou amendoins.

Meço 1,77 m e peso 54 kg. Não como carne nem bolos desde Janeiro deste ano e tenho oscilações de peso constantes. Como posso engordar nas pernas e no rabo sem ganhar volume na barriga?
Não é possível. Engordamos por todo o lado. A única coisa a fazer é contrariar com exercício no ginásio e tratamentos estéticos localizados, por exemplo. Ainda não se descobriu nenhum alimento específico que só engorde uma parte do corpo.

Tenho 42 anos e deixei de conseguir perder peso. Como muito pouco, mas não consigo baixar dos 57 kg e gostava de perder 3 kg. Haverá solução?
Quando se come muito pouco, o metabolismo fica tão baixo que deixa de se perder peso. Experimente a minha dieta, que ensina a comer e, por isso mesmo, aumenta o metabolismo. Almoce e jante bem, coma pão de manhã, lanches ao meio da manhã e da tarde. Se já não comer arroz nem massa há não sei quantos anos, os resultados vão ser menores. Além disso, é mais difícil perder 3 kg quando se é magro do que gordo. E há um limite a partir do qual já não se consegue baixar.

Que alterações fazer quando, pouco depois do início da dieta, o peso estanca?
As dietas são por degraus: primeiro, perde-se, depois estagna-se e perde-se outra vez. A primeira regra é não desistir. Não se perdem 40 kg de repente. É uma luta. Temos de ser mais teimosos do que o corpo.

Para quem é intolerante ao glúten e à lactose, faz muita diferença comer pão branco sem glúten ao pequeno-almoço e iogurtes normais?
Já há iogurtes sem lactose no mercado. Quanto ao pão, não é pela diferença calórica que recomendo o integral ou de mistura. O branco até tem menos calorias, mas aumenta mais a insulina. O pão escuro tem uma digestão mais difícil e mantém a saciedade durante mais tempo.

Fonte: Revista Sábado

33 comentários:

  1. Respostas
    1. De nada :) Em breve vou tentar pôr a segunda parte. Bjs

      Eliminar
  2. Obrigada! Muito gentil da sua parte fazer isto :)

    ResponderEliminar
  3. Ola,
    Sigo o seu blog e adoro pois tem receitas e informacoes super intetessantes. Venho visita-lo todos os dias :)
    Quero agradecer o empenho e dedicaçao que teve neste post poia compilar toda esta informaçao da revista nao é tarefa facil!
    mil obrigadas pelo seu trabalho.
    beijinho
    Elisabete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda bem que gosta, fico muito feliz por isso.
      Ainda me falta passar a segunda parte da revista. Conto fazer em breve.
      Bjs*

      Eliminar
  4. Interessante as respostas :) Obg por partilhares. Boa semana , beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    coloquei a minha duvida num post mais antigo mas vou repetir :)

    Primeiro parabéns pelo blog. Muito bom.

    Depois a dúvida: Quando se refere cenoura cozida é cozida cozida ou cozinhada por oposição a crua?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Já respondi no outro post :)
      Bjs*

      Eliminar
  6. Gostaria de saber se estando a amamentar, posso fazer a dieta dos 31 dias. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A Dra. não aconselha a fazer a dieta estando a amamentar.

      Eliminar
  7. Olá sou a Sara.
    Queria mesmo emagrecer, para me sentir bem comigo mesma.
    Tenho 17 anos, peso 58,9 e meço 1,57.
    Os medicos dizem me que eu sou muito baixa e é por isso que posso execeder o peso.
    Gosto imenso de comer mas queria que me desse um plano que eu pudesse seguir para emagraceder de vez por favor AJUDE ME

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara! Eu não sou nutricionista, sou apenas alguém que cozinha, e partilho aqui receitas e excertos de revistas.
      Deduzo que queira falar com a Dra. Ágata Roquette, correcto? Se assim for, poderá contactá-la através da sua página no facebook https://www.facebook.com/adietados31dias ou se quiser uma consulta pode marcar através do número 218435920.
      Boa sorte! Bjs*

      Eliminar
  8. ola !
    Eu sou a manuela e tenho 34 anos fui mãe á 3 meses ,eu estando amamentar posso fazer esta dieta dos 31 dias ? obrigada
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela! A amamentar só pode fazer a fase 3. Posteriormente poderá fazer a fase 1 e 2, mas para já não.
      Bjs*

      Eliminar
  9. Boa tarde! Como é que considera ser um melhor dia para recuperar de um dia de asneira? Pode-me dar um exemplo de um dia completo? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O dia da asneira é um dia que é contemplado na dieta, por essa razão não é necessária uma "recuperação". Basta ter em conta as regras da dieta.
      Dê uma vista de olhos aqui:
      http://receitascozinhasaudavel.blogspot.pt/2012/08/alimentos-por-fase.html?showComment=1398177733130#c9128271944577735694

      Eliminar
  10. ola boa tarde . quero emagrecer algus quilos e estou a conseguir.quando acabar a dieta ao fim de quanto tempo e que posso pensar em engravidar???? devo esperar algum tempo ou nao ha problema em começar ja a tentar engravidar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode engravidar após deixar de fazer a dieta. Não convém é fazer a dieta durante a gravidez e amamentação. Bjs*

      Eliminar
  11. ola boa tarde! tenho o colesterol muito alto, estou a fazer esta dieta ja emagreci alguns quilos mas ainda nao consegui baixar o colesterol, aconselha-me algum cha eficaz?? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode tentar o chá de beringela. No entanto tome atenção a alguns alimentos que apesar de serem permitidos na dieta, podem aumentar o colestrol, tais como carne gorda, principalmente a vermelha, frutos do mar, salsichas, queijos amarelos, etc.

      Eliminar
  12. Olá boa tarde,quero desde já felicitá-la pelo seu trabalho Dra. :) tento seguir tudo a seu respeito pois já alguns aninhos que tentava perder peso e não conseguia,e desde que tenho seguido a sua dieta já perdi 10 Kilinhos :)
    Mas agora acho que estou a precisar de ajuda...pois mesmo a fazer tudo certinho não consigo perder mais nada :(
    E ainda tenho muito para perder visto estar com 100 Kilos certinhos :(( Será normal??? Existe alguma coisa que possa fazer para voltar a perder ??? Andava tão feliz, pois achava que desta é que ia ser, mas estou a ficar desesperada:(((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu não sou a Dra. Ágata, sou apenas uma seguidora da dieta e tento colocar aqui no blog toda a informação possível, para que mais pessoas consigam perder peso de forma saudável.
      É normal que de início se perca mais peso.
      Já passou pela fase 1 e 2 da dieta? Se sim, experimente agora uns dias a comer apenas alguns hidratos ao almoço, para que o corpo desabitue da dieta, e depois pode recomeçá-la.
      Boa dieta!

      Eliminar
  13. olá
    hoje cometi um erro comi um pastel de nata na primeira fase, e agora que fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O que está feito, está feito, mas não se preocupe, continue a seguir a dieta correctamente, vai ver que consegue!

      Eliminar
  14. Ola,eu sou a Ana.Quando fiquei gravida engordei 21 kg, perdi 10 kg quando a minha filha nasceu, fique com 81 kg ate agora.Ela tem 9 meses e estou a amamenta-la.Queria e quero perder 16 kg. O que a Dra. Agatha me aconselha, nao quero prejudicara saude dela.Sera que posso fazer a dieta dos 31 dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, antes de mais muitos parabéns pela sua bebé. Eu não sou a Dra. Ágata, sou apenas uma seguidora da sua dieta. O que sei, é que esta dieta não é aconselhável a quem está a amamentar, pelo menos a fase 1 e 2. No entanto a fase 3 não tem tanta restrição alimentar, por isso pode ser feita.
      Pode verificar as fases aqui:
      http://receitascozinhasaudavel.blogspot.pt/2012/08/alimentos-por-fase.html
      Bjs*

      Eliminar
  15. Ola eu tenho 15 anos e pretendo emagrecer bastante que tipo de receita posso ter como exemplo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Dado que com 15 anos o corpo ainda está em desenvolvimento, só posso aconselhar a fase 3 que está em http://receitascozinhasaudavel.blogspot.pt/2012/08/alimentos-por-fase.html
      Dentro dessas regras, pode fazer as receitas que pretender.
      Boa sorte!

      Eliminar