22 junho 2013

Ágata Roquette responde às suas dúvidas (parte II)

Revista Sábado Agata Roquette

Trago-vos aqui a 2ª parte da entrevista que vinha na Revista Sábado.
Vou tentar amanhã trazer-vos a 3ª e última parte, que contém as perguntas da redacção da revista.

Fases da dieta
O plano alimentar muda de 15 em 15 dias para o organismo não ficar viciado.
Fase 1
O pão do pequeno-almoço é o único hidrato de carbono permitido. Não coma leguminosas nem sopa. Pode ingerir carne magra, salsichas de aves, ovos e legumes (excepto cenoura cozida, beterraba e abóbora) sem limite. Há um dia da asneira semanal.
Fase 2
Jante sopa três vezes por semana e passe a comer uma peça de fruta por dia, de preferência maçã, pêra, laranja, dois kiwis, ou uma taça de frutos vermelhos. As restantes restrições mantêm-se. O dia livre mantém-se.
Fase 3
Ao almoço, são permitidas três colheres de sopa de arroz ou massa integral, feijão, grão, milho, ervilhas, cenoura cozida ou abóbora. Em alternativa, lanche 20 amêndoas, cinco nozes ou duas bolachas de água e sal.
Fase 4
Manutenção. Não há alimentos proibidos. Nesta altura já deverá saber comer.

Faço dieta todo o dia, bebo 1,5 litros de água e quando chego à noite estrago tudo com fruta e algumas bolachas. O que posso comer à noite?
Há uma hormona que baixa a partir das 16h30: a serotonina. Isto deixa-nos mais deprimidos e tentamos compensar. Como não recorremos ao álcool nem às drogas, comemos mais. Há vários alimentos recomendados: fiambre, uma lata de atum, maçã cozida, iogurte, canela e três nozes. Há uma coisa óptima: maçã desidratada. Vai ao forno, laminada, seca e fica como batata frita. Junta-se canela e pode-se comer 10 rodelinhas. Coca-Cola Light ou Zero também acalma muito a essa hora. Mas convém não deixar que se torne um vício. À noite, pode beber um copo de leite, comer presunto, gelatina, uma salsicha, um queijinho, uma perna de frango que sobrou do jantar.

Posso comer um iogurte magro de aroma com aveia antes de me deitar?
Pode comer o iogurte, mas sem aveia. Hidratos só de manhã.

Quando se passa muitas horas sem comer, que alimentos se deve ingerir a seguir?
Se se comer um bolo de chocolate ao fim de cinco horas em jejum, isso é logo tudo absorvido. O melhor é ingerir proteínas.

Gostava de saber se o enrugamento do rosto é inevitável quando perdemos muitos quilos.
Tenho a sensação de que algumas pacientes com mais de 35 anos saem da minha consulta mais feias do que entraram por estarem tão magrinhas. A partir dos 35 convém pensar que, às vezes, é preferível ter mais dois quilos e a cara ficar melhor do que perder mais e ficar com imensas rugas.

Tenho uma filha de 11 anos com 58 kg e muita dificuldade em emagrecer. Que desporto deve fazer para perder peso?
O mais indicado são as actividades cardiovasculares. Aconselho body jump, body combat, body attack, aeróbica, step, ténis ou zumba, muito na moda. Tudo o que seja com saltinhos e pulinhos. Quando chegam ao peso desejado podem fazer localizada.

Há algum tipo de alimento que facilite o desaparecimento da celulite, além do exercício?
O que se recomenda é beber água e fazer exercício físico. Mas há pessoas magrinhas que têm celulite, é genético.

Sou assistente de bordo e tenho uma vida muito desregrada. Como posso fazer dieta sem ter horários fixos?
A minha dieta não tem horários. Peço para comerem o pão de manhã, sem horas para almoçar nem jantar. Costumo recomendar que se prepare uma lancheira com tudo o que é permitido, para ir despachando ao longo do dia. Pode levar um queijinho, um iogurte, um ovo cozido, duas gelatinas, duas cenouras. E comer sem horários.

Trabalho por turnos e tenho bastante dificuldade em manter uma dieta. Não sei o que comer de madrugada, ou se devo tomar o pequeno-almoço quando acordo (por volta das 13h) ou almoçar. Qual é a melhor opção?
Aconselho quem trabalha de noite, como as enfermeiras, a comer o pão à ceia. Dá energia e evita que coma bolachas e doces. Jante normalmente e depois coma um pão e um galão. De manhã, quando se for deitar, faça um pequeno-almoço à inglesa, com omeleta ou ovo cozido, gelatina, fiambre. Quando acordar, almoce.

A água de coco tem benefícios para quem faz desporto e substitui as bebidas isotónicas?
A água de coco tem muitos nutrientes e é natural. À partida, é mais benéfica do que uma bebida isotónica. Tem alguns açúcares, mas como é para compensar o exercício, não há problema nenhum.

Como é que os desportistas podem alterar a sua dieta? A fruta é uma opção para a noite?
Fruta à noite, não. Mas o lanche dos desportistas devia ser uma banana, que tem muita fibra, e um punhado de frutos secos, excepto passas e ameixas.

Que alimentos devo ingerir ao almoço depois de fazer exercício?
Se for uma refeição à mesa, feijão-frade com atum ou bacalhau com grão. Se preferir um snack, pode ser um wrap de queijo fresco e salmão ou atum, tomate e queijo.

Qual é a sua sugestão contra a retenção de líquidos, além de beber muita água?
Nalgumas situações, aconselho o chá de cavalinha por períodos curtos. Não se deve abusar para não sobrecarregar o fígado.

Como posso acelerar o meu metabolismo?
Com exercício e várias refeições por dia. O café, a canela e até os hidratos de carbono podem acelerar, por isso é que o pão de manhã é indispensável.

Posso usar caldo Knorr para temperar a sopa?
Sim. Tem poucas calorias.

Adoro All-Bran e Bran Flakes, mas parece-me que não são permitidos. Porquê?
Deixo comer quatro colheres de sopa desses flocos, mas o pão satisfaz mais. Quatro colheres de sopa de flocos não é nada!

Para resistir à tentação das bolachas recorro aos tremoços e às castanhas cozidas, na época delas. Qual é a sua opinião sobre estas opções?
Castanhas, é melhor não comer, têm hidratos de carbono. Os tremoços são uma óptima solução; têm mais proteína.

Como é que um vegetariano perde peso de forma equilibrada seguindo o seu método?
Troca a carne por soja, tofu e seitan. A meio da tarde, acrescenta uns frutos secos. Saem os fiambres e os presuntos. Como deixo usar azeite, pode fazer as mesmas receitas, substituindo a carne por seitan ou tofu. E isso é bom, porque esses alimentos grelhados [como são recomendados noutras dietas] não têm grande sabor.

Tenho 15 kg a mais. Devo deixar de fumar antes da dieta?
É mais inteligente parar de fumar primeiro. Os ex-fumadores que tenho na consulta engordaram, no mínimo, 10 kg quando pararam de fumar. É preferível engordar 4 ou 5 kg, tentar não chegar aos 10, e depois começar. Para compensar, coma rebuçados sem açúcar.

Tenho 29 anos, 1,76 m e 104 kg. Num país onde tudo é importado e caro, o que devo comer com um orçamento limitado?
A dieta dos 31 dias pode não ser barata. As proteínas são caras. O melhor é optar por uma restrição de calorias: comer de tudo, mas pouco, em pratos mais pequeninos.

Fonte: Revista Sábado

11 comentários:

  1. Obrigada pela partilha.
    Um beijinho e obrigada pelas receitas e dicas uteis que aqui partilha.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Tive recentemente um pequenino problema com os comentários do blog e não sei como o comentário desapareceu. O comentário era:
    "Drª Ágata iniciei à 2 dias a dieta do seu segundo livro. Nele a Drª fala sempre em tomar galão. Ora eu dou-me mal com este bebida. Posso substitui-la por iogurte ou aconselha-me outra para substituição? Beatriz "

    Eu não sou a Dra. Ágata, sou apenas alguém que segue a sua dieta. Pelo que sei da dieta, não há qualquer problema em substituir o galão por outra bebida, desde que seja permitida, um iogurte, chá ou copo de leite não deverá fazer qualquer diferença. Bjs*

    ResponderEliminar
  3. R. mais uma vez a Chata reitera a questão: poder-me-ia dar uma receita de como na Fase I devo tomar o peq. almoço.Por exemplo, hoje comi uma fatia de pão de centeio, uma fatia de queijo e um iogurte natural sem açucar. Será isto que eu terei de fazer todods os dias na Fase 1 e na Fase 2?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Ao pequeno almoço pode comer 1 pão (mistura, integral ou escuro) com 2 fatias de fiambre, ou fiambre de peru, frango, ou paio do lombo, ou presunto sem gordura, ou pouca manteiga, ou azeite, mais 1 copo de leite/café/chá.
      Pode ir variando com estes ingredientes.
      Eu por exemplo, como duas fatias de pão com planta com sabor a manteiga (parece-me mais saudável), com um copo de café com leite.

      Eliminar
  4. Ja perdi 15 kg desde fevereiro, só tenho feito a fase 1 e 2, voltei á fase 1 mas esta é uma epoca em que há muita fruta e muito boa ( eu sou amante de melancia, pessegos, melão, meloa e cerejassssss.uiiiii),ao tentar perceber o meu corpo verifico que a fruta é provavelmente uma coisa que me engorda bastante,....mas amo fruta e principalmente a da epoca.
    Não engordei mas tb não tenho perdido nada de visivel....100gr em 2 semanas, sei la não consigo baixar dos 75, e ainda preciso perder 8kg, mesmo privando-me de fruta e de asneirar mt no dia conrespondente.
    Pergunto que posso fazer para dar mais um empurrãozinho e se posso comer fruta sem que isso me prejudique.
    Obrigada
    Adriana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana! Relativamente à fruta, pode comer uma peça por dia na fase 2, mas não pode ser a melancia, melão e meloa. A fruta permitida é 1 maça, 1 pêra, 1 laranja, 1 pêssego, 2 kiwis, 2 tangerinas ou 1 taça de frutos vermelhos (morangos, cerejas, mirtilos, framboesas), e deverá ser acompanhado por um ou mais alimentos permitidos.
      É normal que se perca mais peso de inicio, quando se tem mais para perder, depois a perda torna-se mais lenta. Por vezes o nosso organismo habitua-se à dieta que fazemos e aí temos que mudar de fase. Se sentir que alternando entre a fase 1 e 2 não baixa de peso, mude para a fase 3. Depois mais tarde pode voltar à fase 1.
      Boa dieta! Bjs*

      Eliminar
  5. Boa noite, comecei a minha dieta há 15 dias e até agora não emagreci nada,as minhas irmãs tb a estão a fazer com resultados, mas eu não. Neste momento já estou a ficar um pouco desanimada...

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Está a seguir a dieta à risca? Como gelatinas sem açúcar? Conheço casos de pessoas que não emagreciam porque as gelatinas eram 0% de gordura em vez de serem 0% de açúcar. Se quiser envie-me por e-mail a lista do que come ao longo do dia, pode ser que haja algum alimento que esteja a estragar o dia todo de dieta.
      Bjs*

      Eliminar
  6. Boa tarde
    Iniciei a minha dieta há 4 dias. A meio da tarde posso comer 1 ovo e fiambre, ou não posso misturar as 2 coisas.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Sim pode, não há qualquer problema.
      Boa dieta!

      Eliminar
  7. Olá comecei a minha dieta a 11 de Maio e já perdi 5kg, será demais?, meço 1,63m e pesava 85kg. Obrigada.

    ResponderEliminar