03 fevereiro 2016

Beber Leite de Vaca

Beber leite de vaca ou não beber? Eis a questão...
Na realidade eu não tenho uma opinião muito formulada sobre esta questão, por hábito não bebo, ao pequeno almoço não dispenso o meu chá, no entanto nas raras vezes em que como cereais, preparo-os com leite.
Vi um vídeo que me chocou pela forma como as vacas, seres vivos, são tratadas. Eu não sou vegetariana, no entanto acho que todos os animais devem ser tratados correctamente.
Resumindo a informação no vídeo:
"Tal como outros mamíferos fêmeas, as vacas só produzem leite quando engravidam ou têm um recém nascido para alimentar.
Por isso, a indústria de lacticínios insemina ou engravida as vacas, a partir dos 12 meses de idade e repetem-no continuamente, para que elas continuem a produzir leite.
Quando o bezerro nasce é separado praticamente de imediato da sua mãe, porque se ficar ao pé da mãe, beberia o leite, que na prática somos nós que bebemos.
O vínculo entre uma vaca mãe e o seu bebé é muito forte e afectuoso, e às vezes ela chora durante dias, pelo seu bebé.
As vacas leiteiras são continuamente mantidas grávidas, para continuarem a ter leite, o que resulta em envelhecimento precoce, exaustão e mastites.
Quando uma vaca fica finalmente física e emocionalmente esgotada, ela tem um colapso, e nessa altura é morta e vendida em bifes."


A título de curiosidade, encontrei um leite de "vacas felizes", depois de uma pesquisa no google, encontrei o Leite Terra Nostra, vejam esta página http://www.terra-nostra.pt/programa-de-leite-de-vacas-felizes. Se quiserem consumir leite de vaca, este parece-me a melhor opção.

1 comentário:

  1. Meu deus...é um despertar de consciência! Já bebo um máximo de leite de soja mas o leite de vaca ainda está muito presente!

    ResponderEliminar