07 abril 2016

Arroz de Pato

Arroz de Pato

Nova experiência culinária, arroz de pato. Desta vez experimentei fazer uma versão mais saudável do típico arroz de pato. Alterei ligeiramente a versão original, retirei o chouriço (não me apetecia dar chouriço ao pequenote) e usei arroz semi-integral. Prefiro este arroz porque garantidamente é mais saudável do que o arroz branco, com muitas fibras e nutrientes, tal como o arroz integral, e muito mais simples de cozinhar. O pequenote adorou o arroz de pato!

Ingredientes:
1 pato
Água
1 folha de louro
1 cebola e meia
2 cravos da índia
Flor de sal (opcional)
400g de arroz semi-integral
2 dentes de alho
Azeite

Preparação:
Começar por limpar bem pato, retirando todas as gorduras. Colocar numa panela de pressão com muita água, a folha de louro, meia cebola com casca, 2 cravos da índia e uma pitada de flor de sal. Levando em conta que esta é uma receita também para bebés, podemos optar pela flor de sal, mas colocar muito pouco. Se gostarem de comida sem sal, não coloquem qualquer quantidade de flor de sal.
Vai ao lume por cerca de meia hora. Se não fizer na panela de pressão, demora cerca de mais 1 hora e conforme o caldo vai reduzindo, pode ser necessário adicionar mais água, por isso na panela de pressão é maia prático.
Quando estiver cozido, retire o pato e deixe-o arrefecer. Reserve o caldo. De seguida, retire a pele e desfie o pato.
O caldo fica com uma camada de gordura por cima, pode retirá-la.
Vamos agora preparar o arroz. Comece por lavar bem o arroz, ou em alternativa pode deixar uns minutos de molho.
Coza num tacho o arroz, 300 ml do caldo de pato e 400 ml de água. Deverá demorar cerca de 18 minutos.
Noutro tacho coloque 1 cebola, 2 dentes de alho, um fio de azeite e o pato desfiado. Deixar cozinhar um pouco.
Por fim, colocar num pirex metade do arroz, o pato, a outra metade do arroz e levar ao forno a 200º durante cerca de 20 minutos, ou até o arroz corar.

Arroz de Pato

Sem comentários:

Enviar um comentário