26 abril 2016

Nuggets de Frango

Nuggets de Frango

Eu adoro nuggets, mas na realidade, os nuggets são um alimento nada saudável.
O recheio "delicioso" dos nuggets é composto por uma massa que resulta da trituração dos frangos inteiros (sim, inteiros, com todo o seu conteúdo, vísceras, ossos, nervos, veias, gorduras, etc), e também por mais cerca de 30 aditivos. Na realidade deveria ser composto apenas por frango, quando na realidade menos de 50% é frango.
Entre os aditivos temos sulfato de alumínio, glutamato monossódico (associado a dores de cabeça e suor excessivo), dimetilpolissiloxano (presente no anticongelante dos carros), dextrose (um açúcar disfarçado) e sódio (10 nuggets tem muito mais sódio que a dose diária recomendada).
Por todas as razões que vos mostrei, decidi fazer nuggets caseiros.
Se quiserem ver um vídeo do Jamie Oliver a explicar a crianças como são feitos os nuggets de compra, está aqui. As crianças continuariam a comer nuggets, porque não percebem o quão mau eles são, como pais, podemos fazer a versão saudável.
Não ficam tão suculentos como os congelados, mas também não têm aditivos nenhuns, são compostos por frango a sério e são saborosos.
O pequenote adorou os nuggets, quanto aos adultos, comemos com um molhinho de maionese de alho para ficarem mais saborosos (estes foram na lancheira para o trabalho).

Ingredientes para 12 nuggets:
2 peitos de frango
Flor de sal
Alho em pó
1 limão
1 copo de leite
Sêmola de milho
1 ovo

Preparação:
Corte os peitos de frango em pedaços tipo nuggets.
Coloque num recipiente com um pouco de flor de sal, alho em pó, sumo do limão e leite. Misture bem com as mãos e deixe repousar entre 30 minutos a 1 hora.
Ligue o forno a 180º.
Coloque num prato de sopa sêmola de milho e noutro prato de sopa o ovo batido.
Passe os pedaços de frango pela sêmola de milho, depois pelo ovo, e depois novamente pela sêmola de milho. Coloque num pirex.
Leve ao forno cerca de 15 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário