04 maio 2016

Caldo de Legumes

Caldo de Legumes

Os caldos de legumes/carne/peixe/marisco/etc de compra, industriais, são compostos por aditivos que realçam o sabor dos alimentos, no entanto estes aditivos não são propriamente inofensivos para a saúde, a sua utilização diária, pode causar danos à saúde.
Podemos usar condimentos, especiarias, etc para substituirmos os famosos caldos, ou porque não fazermos os nossos próprios caldos?
Eu fiz caldo de legumes e sinceramente, não quero outra coisa. Este caldo, não tem aditivos, é composto principalmente por legumes e sal. Adoro!!!

Ingredientes:
200gr talos de aipo em pedaços
250gr cenoura em pedaços
100gr cebola em pedaços
100gr tomate em pedaços
150gr curgete em pedaços
1 dente de alho
50gr cogumelos frescos
Coentros
Salsa
300gr sal grosso marinho
30gr vinho branco
1 colher de sopa de azeite
1 folha de louro
50 g queijo parmesão ralado

Preparação na Bimby:
Coloque no copo os legumes (aipo, cenoura, cebola, tomate, curgete), o alho, os cogumelos, os coentros, a salsa e pique 10 seg/vel 7.
Junte o sal, o vinho, o azeite e a folha de louro, coloque a tampa, sobre a mesma coloque o cesto em vez do copo e programe 20 Min., Temp. Varoma, Vel. Inversa, Vel. 1.
Entretanto vamos esterilizar os frascos. Os frascos têm que ter tampas de metal, as de plástico não servem. Lave bem os frascos e as tampas, coloque-os numa panela ao lume e deixe ferver 15 minutos. Estão esterilizados.
Retire a folha de louro, junte o queijo ralado, coloque a tapa e o copo de medida e programe 1 Min., Vel. 7 (vá progressivamente para a velocidade 7).
Retire para os frascos previamente esterilizados, enchendo até cerca de 2 cm da borda e feche bem.
Agora vamos fechar os frascos em vácuo. Coloque-os numa panela, virados para baixo, e encha com água até cerca de metade da altura dos frascos. Vai ao lume e deixa-se a ferver cerca de 15 minutos. Após esse tempo desliga-se o lume e deixa-se os frascos na panela com água até que a mesma fique fria (eu deixei de um dia para o outro).
Desta forma os frascos podem ser guardados na despensa enquanto não forem abertos. Quando abrimos até fazem o barulho típico de um frasco que foi fechado em vácuo.
Quanto for para usar, uma colher de chá deste caldo, equivale a cerca de 1 cubo, e por norma é uma colher de chá do caldo para 1/2 litro de água.

1 comentário:

  1. Excelente ideia. E eu fiquei aqui a pensar que talvez depois congelando numa couvette de gelo fosse prático (para mim). Um dia destes vou "roubar" esta ideia, ihihih. Continuação de um óptimo dia.

    ResponderEliminar