13 agosto 2010

Bacalhau no Forno com Espinafres

Receitas Saudáveis
A marcar presença na noite da Consoada, não podia deixar de estar o famoso bacalhau. Experimente mais uma receita para consumir este peixe tão carismático.

Ingredientes para 4 pessoas:
4 postas de bacalhau crescido (demolhado)
6 dl de leite meio gordo
noz moscada (raspada)
2 cebolas grandes picadas
4 dentes de alho picados
1 dl de azeite (10 colheres de sopa)
500 g de puré de batata
1 molho de espinafres
queijo ralado para polvilhar
Sal a gosto
Para o molho Bechamel:
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
6 dl de leite (onde ferveu o bacalhau)
Sal, pimenta e noz moscada, a gosto
2 gemas de ovo

Preparação:
Retire as peles e as espinhas ao bacalhau (demolhado de véspera) e escalde-o no leite a ferver, aromatizado com raspa de noz moscada. Reserve o leite e faça o bacalhau em lascas.
Aqueça 5 colheres de azeite e faça um refogado com metade da quantidade de cebola e de alho. Sem deixar alourar, adicione o bacalhau. Deixe alourar um pouco.
À parte, tenha já preparados 500 g de puré de batata e os espinafres, cozidos, cortados e salteados no restante azeite, cebola e alho.
Deite o puré de batata num tabuleiro de ir ao forno e à mesa. Por cima disponha o bacalhau e depois cubra com os espinafres.
Prepare o molho bechamel: derreta a manteiga em banho-maria, junte a farinha e vá mexendo, mantendo o lume brando. Regue lentamente com o leite reservado, bem quente, sem deixar de mexer, para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Continue a mexer durante toda a cozedura e retire do lume quando tiver a consistência desejada. Já fora do lume, deixe arrefecer um pouco e junte 2 gemas de ovo. Bata energicamente para não talharem. Leve a lume brando e mexa, cuidadosamente, durante 2 ou 3 minutos.
Deite o molho bechamel no tabuleiro, sobre todo o preparado, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Retire quando a superfície estiver dourada. Sirva de imediato.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário