29 setembro 2010

Pesto

Receitas Saudáveis
De sabor intenso a manjericão, este molho é uma forma muito saudável e irresistível de acompanhar uma bela massa. Experimente.
Uma refeição principal pode não conter nem carne nem peixe e ainda assim ser equilibrada. Neste caso, os queijos e os pinhões fornecem parte das proteínas, juntamente com as que se encontram também na massa.
Este molho é de elevada densidade energética, ou seja, é bastante calórico, mas as calorias são fornecidas por nutrientes essenciais - a gordura monoinsaturada do azeite é extremamente benéfica e saudável.

Ingredientes para 6 pessoas:
1 pacote de Spaghetti (ou massa grossa), + / - 500g)
3 embalagens de manjericão fresco (“Basílico”)
2 colheres de sopa de pinhões
1 colher de sopa cheia de queijo Parmesão ralado
1 colher de sopa cheia de queijo “Pecorino” (ou outro de ovelha seco e ralado)
1 ou 2 dentes de alho
1 copo (2dl) de azeite extra virgem
Sal, q.b

Preparação:
Misturar no liquidificador o manjericão, alhos e pinhões com um pouco do queijo Parmesão e um pouco do queijo Pecorino, sal e parte do azeite, de maneira que o todo fique cremoso.
De seguida deve-se acrescentar o resto de azeite, de modo a que o todo fique completamente coberto, para que a cor do Pesto se mantenha verde (e não preta).
Quando a massa estiver quase cozida, adiciona-se 3 colheres de sopa da água de cozedura dentro do molho preparado. Mistura-se muito bem.
Uma vez cozida a massa (al dente - ou seja não cozida demais) é escorrida no passador, deita-se o Pesto e mistura-se acrescentando as quantidades de queijos que sobraram, e se for preciso adiciona-se um pouco mais de azeite.
No prato, cada um pode acrescentar alguns pinhões inteiros.

Origem: http://www.florbelamendes.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário