28 outubro 2012

Queijo Fresco

Queijo Fresco

A minha mãe conta-me que quando eu era pequenina, o meu avô fazia queijo fresco, e que durante o tempo de repouso do queijo, eu ia ao frigorífico "roubar" pedacinhos de queijo. Quando iam ver o queijo, ao fim dos 2 dias, já sabiam quem tinha andado a fazer buracos.
De certeza que na altura, a temperatura do leite não era medida, não deviam existir termómetros para medição de líquidos, mas como não tenho a receita do meu avô, tentei aplicar a receita da Bimby a quem não a tem. Como eu costumo dizer, lá em casa temos a bimba e o fogão, não há Bimby.
Tentei fazer o queijo light, usando produtos magros, o sabor ficou bom.
Dado que não tenho forma própria para queijo fresco, fiz num escorredor de arroz, onde repousou os dois dias. Óbvio que quando tirei da forma, o queijo era baixo e largo, mas saboroso.


Ingredientes:
1 litro de leite do dia magro
100g de leite em pó magro
25 gotas de coalho líquido (apesar de raro, encontra-se em algumas farmácias)


Preparação:
Aqueça o leite até ficar morno, cerca de 37º. Pode utilizar um termómetro próprio para líquidos.
Junte-lhe o leite em pó, um pouco de sal, e as 25 gotas de coalho líquido.
Mexa bem de forma dissolver o leite em pó e verta para uma taça.
Deixe repousar cerca de 35 minutos.
Passado esse tempo, verta para uma forma com buracos ou um coador grande.
Coloque essa forma dentro de um recipiente, para que o soro escorra.
Passados dois dias pode desenformar e servir.
Se quiser, pode utilizar o soro do queijo para fazer pão.

Sem comentários:

Enviar um comentário